Como funciona o SISU 2019 | Universidades participantes SISU 2019

Primeiramente, o SISU é o Sistema de Seleção Unificado e que é informatizado pelo MEC (Ministério da Educação). Onde que as instituições públicas de ensino superior ofertam vagas para participantes do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta página descubra como funciona o SISU 2019.

Como funciona o SISU 2019

O SISU dispensa o pagamento de taxas e o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Além disso, poderá alterar suas opções durante as inscrições. Dessa forma, os candidatos são sempre selecionados de acordo com a nota do ENEM e de acordo com o número de vagas em cada curso. Sendo assim, por modalidades e concorrências e se caso for selecionado, o candidato deve procurar a instituição para fazer a sua matrícula e se não for selecionado para essa primeira opção, o candidato deve participar da Lista de Espera. E é dessa forma como funciona o SISU 2019.

Inscrições SISU 2019

Como funciona o SISU 2019

Como funciona o SISU 2019

Podem participar do SISU em 2019 os candidatos que fizerem o ENEM de 2018, com nota na redação maior que zero e com notas mínimas e máximas adotadas para inscrição em determinados cursos, segundo a instituição que foi escolhida pelo candidato. Essa inscrição é feita com o número da inscrição e a senha do ENEM de 2018 e tudo feito exclusivamente pela internet e tudo sem a cobrança de taxas e de forma gratuita.

Página das inscrições SISU 2019.

Segunda Chamada SISU 2019

A segunda chamada para o SISU em 2019 destina-se para os candidatos que não foram selecionados no resultado da chamada regular que é a primeira convocação, com uma nova possibilidade de obter uma aprovação numa instituição que é pública de ensino na qual escolheu o curso.

Lista de Espera SISU 2019

Como funciona o SISU 2019

Como funciona o SISU 2019

Essa lista de espera para o SISU em 2019 é mostrada logo após que acontece a chamada regular que é enviada para as universidades que são participantes desse sistema informatizado e que deverão ser usadas prioritariamente para o preenchimento dessas vagas que não foram ocupadas e tendo essa vaga disponível, essa convocação desse candidato para se fazer a matrícula será realizada pela instituição.

Universidades participantes SISU 2019

No site do SISU, o candidato poderá verificar todas as instituições que são participantes. Bem como quais os campi que são participantes e também os seus cursos oferecidos. Em seu site oficial, o candidato poderá conhecer os institutos e faculdades do setor público. Sendo elas, federal ou estadual além também a sua localização em todas as regiões do Brasil.

Resultado SISU 2019

Como funciona o SISU 2019

Como funciona o SISU 2019

Enfim, o resultado do SISU em 2019 poderá ser consultado no boletim do candidato. Portanto na página do SISU, através das instituições participantes. Através da Central de Atendimento do MEC pelo telefone 0800-616161 com o resultado em mãos  deverá verificar na instituição em que foi aprovado. Assim como horário e todos os procedimentos para a realização de sua matrícula.

Um programa como é o SISU une várias instituições. Reunidas todas numa única plataforma de seleção que contém um critério: a utilização da nota do ENEM. Portanto, não perca os prazos e inscreva-se no SISU em 2019.

Veja mais!

Deixe seu Comentário